Nome: Computação Aplicada
Área de Concentração: Computação Aplicada
Linhas de Pesquisa: Ciência de Dados e Interação Humano-Computador
Periodicidade da Seleção: Anual
Objetivo do curso/perfil do profissional a ser formado
O Programa Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) em nível de mestrado da UFMT tem por finalidade fornecer aos discentes condições de desenvolver e impulsionar pesquisas na linha escolhida e de forma aplicada, além de desempenhar atividades de docência em nível de graduação. Assim, visa-se desenvolver competências ao longo do curso e propiciar uma formação adequada, fazendo com que o egresso seja um pesquisador apto a resolver as seguintes classes de problemas, que podem variar de acordo com as especificidades de cada linha de pesquisa:
- Capacidade de compreensão e resolução de problemas do mundo real;
- Capacidade de avaliação e julgamento;
- Capacidade de desenvolver e gerenciar trabalho colaborativo;
- Capacidade de construir soluções adequadas à resolução de problemas das organizações e da sociedade;
- Capacidade de utilização de novas tecnologias e sistemas de informação, tendo como base os conhecimentos adquiridos através de uma sólida formação no domínio da computação;
- Capacidade em desenvolver pesquisa;
- Capacidade de gerar inovação procurando atender demandas da sociedade.
Os egressos devem ser capazes de realizar atividades de ensino e pesquisa, e de aplicar o conhecimento científico no desenvolvimento de novas tecnologias. Com o conhecimento adquirido, o profissional com o título de Mestre poderá atuar no mercado de trabalho e/ou acadêmico em posição de melhor nível, em instituições de ensino, centros de pesquisa, órgãos governamentais e empresas. Os egressos podem atuar como técnicos e/ou docentes, podendo exercer atividades de gestão. Adicionalmente, o curso também visa preparar o discente pesquisador para o doutorado.
Público Alvo
O aluno deve ser graduado, preferencialmente, em algum dos seguintes cursos: Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação e áreas afins.
Créditos Disciplinas
O aluno deve cursar, no mínimo, 24 créditos, sendo 16 créditos de disciplinas obrigatórias e 8 créditos de disciplinas optativas. Cada linha de pesquisa possui uma disciplina obrigatória específica para a linha. No caso de alunos bolsistas, estes devem cursar 16 créditos em disciplinas obrigatórias, a disciplina de estágio docência (dois créditos) e no mínimo mais 8 créditos em disciplinas optativas.
Créditos Tese/Dissertação
Para defesa da dissertação o aluno deve cursar todas as disciplinas obrigatórias e optativas, incluindo a disciplina Estágio Docência caso seja aluno bolsista do programa, obtendo no mínimo 24 créditos em disciplinas.
Exame de Qualificação
O Exame de Qualificação é obrigatório e deve ser realizado preferencialmente até o final do primeiro ano, não podendo ultrapassar 18 meses. A proposta de trabalho deve ser apresentada no Exame de Qualificação para uma banca examinadora (composta pelo orientador, um avaliador interno, um avaliador externo e um suplente) que irá avaliar os primeiros resultados de pesquisa. Em caso de reprovação, uma nova defesa poderá ser agendada em até 30 dias. Todos os alunos devem comprovar proficiência em língua inglesa, sendo este requisito para a realização da qualificação. Candidatos estrangeiros devem ainda comprovar proficiência em língua portuguesa.
Vagas por seleção
A seleção será anual em uma única entrada com, no máximo, 20 alunos por seleção.
Equivalência horas aula/ crédito
Cada 15 (quinze) horas-aula equivalem a um crédito.